segunda-feira, 5 de agosto de 2013

#Winner - Sylvester Stallone e Rocky Balboa

Surgiu nas redes sociais uma história no minimo curiosa sobre a vida de Sylvester Stallone, sempre que surge algum tipo de compartilhamento em massa sobre qualquer história que seja é sempre bom verificar a veracidade antes de se tornar apenas mais um idiota a clicar "no botão" e transformar qualquer papagaiada em viral.

Pois bem, a história é em boa parte veridica,  foi intitulada nas redes sociais como
"Uma das historias mais tristes nos bastidores de Hollywood." e na verdade é uma das maiores histórias de perseverança. Leia:


Seu nome é Sylvester Stallone. Um lutador em todos os sentidos da palavra. Nasceu com uma paralisia facial o que lhe rendeu apelidos e bullying na infância. Em um ponto de sua vida estava tão pobre que roubou as poucas jóias que sua mulher tinha e as vendeu. As coisas ficaram tão ruins que ele acabou morando na rua. sim ele dormiu na estação de ônibus de Nova York por 3 dias. Incapaz de pagar aluguel ou comprar comida. O fundo do poço chegou quando ele teve de vender seu cachorro em uma loja de bebida para um estranho qualquer pois não tinha dinheiro para alimenta-lo mais. Ele o vendeu por $25, entregou seu cachorro e saiu chorando.
Duas semanas depois ele viu uma luta de boxe entre Mohammed Ali e Chuck Wepner e essa luta o inspirou a escrever o roteiro de ROCKY. Ele escreveu o roteiro durante 20 horas seguidas! Tentou vendê-lo e recebeu a oferta de $125.000, mas tinha apenas UM PEDIDO. Ele queria ESTRELAR no filme como o personagem principal ROCKY, mas o estúdio disse NÃO. Eles queriam uma "estrela" de verdade.


Disseram que ele " tinha um rosto engraçado e falava engraçado". Ele saiu com seu roteiro. Depois de algumas semanas o estúdio o ofereceu $250,000, ele recusou, então ofereceram $350,000, e ele ainda recusou. Queriam o seu filme mas não o queriam. Ele disse NÃO! Eu tenho que estar nesse filme.
Depois de um tempo o estúdio concordou em lhe dar $35,000 pelo roteiro e o deixaram estrelar o filme. O resto entrou para a história do cinema. O filme GANHOU prêmios de MELHOR FILME, MELHOR DIREÇÃO, MELHOR EDIÇÃO e o prestigioso OSCAR de MELHOR FILME. Ele ainda foi nomeado como MELHOR ATOR! O filme ROCKY entrou para o s registros americanos da industria de cinema como um dos maiores filmes até então feitos.

E você sabe a primeira coisa que ele fez com os $35,000?

COMPROU DE VOLTA O CACHORRO QUE HAVIA VENDIDO. Ficou parado na loja por 3 dias até que o homem voltasse com seu cachorro. O homem se recusou a vende-lo mesmo por $100, Stallone então ofereceu $500, ele recusou. Ele então ofereceu $1.000. acredite ou não Stallone teve de pagar $15.000 pelo mesmo cachorro que ele vendera por $25.

O mesmo Stallone que morou na rua, que vendeu seu cachorro pois não podia alimentá-lo é um dos maiores ícones do cinema mundial hoje.

"Não ter dinheiro é ruim, MUITO RUIM. A vida não será fácil. Oportunidades passarão por você ser um ninguém. Pessoas vão querer seu produto e não VOCÊ. É um mundo cruel. Se você ainda não é famoso, ou rico, ou bem conectado você vai achar ainda mais difícil. Portas se fecharão . Pessoas roubarão sua glória e esmagarão sua esperança. Você vai se esforçar, se esforçar e nada acontecerá. Então desolado, quebrado, pobre, você aceitará trabalhos que não o completam por sobrevivência. Quem sabe pode até acabar dormindo na rua. Mas NUNCA deixem que destruam seu sonho. Seja o que for que aconteça CONTINUE SONHANDO, mesmo quando esmagarem sua esperança CONTINUE SONHANDO, mesmo quando te deixarem sozinho CONTINUE SONHANDO. Ninguém sabe do que você é capaz a não ser você mesmo.Enquanto você estiver vivo, a sua história ainda não acabou."
Sylvester Stallone


Após averiguar alguns trechos da História ainda tomei ciência de fatos que eu não conhecia sobre a vida de Stallone e que não foram citadas do texto muito provavelmente por imaginar que poderia quebrar o encanto da leitura em saber que durante esse trajeto ele se viu obrigado a trabalhar em algo que as pessoas achem "errado" ou "sujo". Sylvester Stallone começou no cinema atuando em filmes pornôs ( The Party at Kitty and Stud's [1970] ), ele mesmo deu entrevista dizendo ter feito por necessidade e desespero e teria ganho U$200,00 por cada 2 dias de trabalho. A industria pornografica ainda tentou mudar o nome do filme e relançar após o sucesso do Filme Rocky.

Isso não tira o mérito da história e acredito que o torne mais humano. Cada filme de Rocky Balboa realmente mostra um personagem de muita garra onde o treino e a busca da realização do sonho acontece com esforço e perseverança. E a cada consquista uma lição deixada.

Curiosidade: A vitória do filme foi tamanha que as escadarias dos museu de artes da Philadelphia ganharam o apelido de escadarias do Rocky e o local ganhou uma estátua permanente do personagem.

 
No ultimo filme ROCKY BALBOA (2006) , antes de qualquer vitória ou derrota Rocky deixa uma grande lição para seu filho e na minha opinião um dos melhores discursos do cinema referente ao tema Pai e filho. Confiram, video e texto na sequencia:

(dublado)


(legendado)
Discurso de Rocky Balboa (2006)

Você não vai acreditar, mas você cabia na palma da minha mão e eu dizia para sua mãe "esse menino vai ser o melhor menino do mundo, melhor do que qualquer um que conhecemos" e você cresceu bom, maravilhoso, foi muito legal ver você crescer, foi um privilégio!
Ai chegou a hora de voce ser adulto e consquistar o mundo e conquistou. Mas em algum ponto desse percursso,você mudou. E agora deixa as pessoas colocar o dedo na sua cara e dizer que não é Bom! E quando fica dificil você procura alguma coisa pra culpar, como uma sombra.
Eu vou dizer uma coisa que você já sabe:
O mundo não é um grande arco-iris, ele é sujo e é cruel e não quer saber o quanto você é durão, ele vai botar você de joelhos e você vai ficar ajoelhado para sempre se você deixar. Nem você, nem eu e nem ninguém vai te bater tão forte quanto a vida. Mas não se trata de bater duro e sim do quanto você consegue apanhar e seguir em frente, o quanto você é capaz de aguentar e continuar tentando. É assim que se consegue vencer!!!
Agora se você conhece seu valor então vá atrás do que você merece, mas tem que ter disposição para apanhar e nada de apontar dedos e dizer que você não consegue por causa daquele ou daquela ou de quem quer que seja. Só covardes fazem isso e você não é covarde. Você é melhor do que isso, eu sempre vou amar você acima de tudo, você é meu filho, meu sangue, é a melhor coisa da minha vida. Mas se você não acreditar em você mesmo, nunca vai ter uma vida!
 Rocky Balboa

Um comentário:

  1. Bom trabalho Renato! Não sabia que esta era a história do Stallone, fiquei surpreso e admirado.

    ResponderExcluir